1 jul 2015

Pendones leoneses en Portugal

“Pendones alantre, la mesma tierra”
Armanaçao


La Cámara de Miranda l Douro i la Associaçon de Lhéngua i Cultura Mirandesa, an Pertual, ténen stado an cuntato cula Associacion de Pendones del Reino de Leon para mos cumbidar a partecipar nua celebraçon de armanaçon antre las dues regiones de l antigo Reino de Leon, de ls dous lhados de la Raia, de ls nuossos Montes, cun apadrinamento, por parte de la nuossa Associaçon, de ls Pendones que inda hoije hai an territorio pertués. Estas celebraçones teneran lhugar no sábado, 11 de julio de 2015 an Miranda l Douro.


A Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Associação de Língua e Cultura Mirandesa, em Portugal, têm estado em contacto com a Associação de Pendões do Reino de Leão, convidando-nos a participar numa celebração de irmanação entre as duas regiões do antigo Reino de Leão, dos dois lados da Raia, dos nossos Montes, com apadrinhamento, por parte da nossa Associação, dos Pendões que ainda hoje existem em territorio portugués. Estas celebrações terão lugar no sábado, 11 de julo de 2015 em Miranda do Douro.

El Ayuntamiento de Miranda do Douro y la Asociación de Lengua y Cultura Mirandesa, en Portugal, se han puesto en contacto con la Asociación de Pendones del Reino de León para proponernos ser partícipes en una celebración de hermanamiento entre las dos regiones del antiguo Reino de León, a los dos lados de la Raya, de los nuestros Montes, con el apadrinamiento, por parte de nuestra Asociación, de los Pendones hoy en territorio portugués. Dichos actos tendrán lugar el sábado 11 de julio de 2015 en Miranda do Douro.

http://www.cm-mdouro.pt/pendoes-ao-alto-em-miranda-do-douro-pendones-alantre-la-mesma-tierra/
"Segundo os estudiosos, os Pendões existentes nos povoados de todo o território do antigo Reino de Leon, do qual a Terra de Miranda era parte integrante, teriam a sua origem nos Pendões militares medievais que guiaram a reconquista cristã da Península Ibérica, os quais, ao perderem a sua função bélica, haveriam sido incorporados pela Igreja e integrados nos rituais religiosos e assim chegado aos nossos dias.
De cores onde predominam o vermelho carmesim (cor identitária do reino de Leon) e ainda o verde, o branco, azul, amarelo e creme, e de proporções majestáticas (hastes que podem atingir 13 metros e dimensões de pano a condizer), os desfiles de pendões são um espetáculo inolvidável de cor e energia, que vai emprestar à cidade mirandesa a maior nobreza na celebração do seu dia maior."


No hay comentarios: